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Um artigo do "Dinheiro Vivo" de 2013, em que me perguntaram qual o anúncio que eu gostaria de ter criado.

 

 

  

                                                         

 

 

 

Perguntar a um publicitário, como eu, qual o anúncio que gostaria de ter feito, é de uma maldade enorme. Eu adoro publicidade e admiro uma boa criatividade. É como perguntar a um gordo qual o bolo de que ele gosta mais. É impossível escolher.

A primeira reacção ao convite, é escolher um anúncio estrangeiro. É uma maneira de não reconhecer talentos aos meus concorrentes nacionais. No entanto, era de um anúncio nacional que eu gostaria de ter falado. Nomeadamente um spot de televisão de há muitos anos, para o Ministério das Finanças, criado pela EPG e tendo como criativo o Pedro Bidarra. O dito anúncio, tinha como imagem um filme antigo mudo com uma multidão a tentar entrar por uma porta. A música era o “Não venhas tarde”. O objectivo era lembrar o prazo final da entrega do IRS. Este anúncio era brilhante sobre vários aspectos, principalmente por ter sido aprovado pelo sempre sisudo Ministério das Finanças. Infelizmente, não consegui encontrar nenhum link com este anúncio, por isso terei que referir como favorito um outro.

Os anúncios memoráveis são assim, simples e inteligentes e que respeitam a inteligência do consumidor. Estas qualidades são raras hoje em dia. Hoje, cada vez mais, aposta-se  em anúncios lifestyle. Põem-se uns jovens todos muito trendys e com um ar muito divertidos, junta-se uma boa produção e uma boa fotografia, juntamente com uma música moderna e está feito o anúncio. Na falta de ideias aposta-se na produção. Normalmente são anúncios que ninguém critica, mas de que também ninguém se recorda.

Por isto tudo e sendo eu um admirador dos anúncios que conjugam o poder da palavra com a força da imagem, vou referir como o anúncio que gostaria de ter feito o outdoor do Partido Conservador “Labour isn´t working”.

Este é para mim o outdoor que maior impacto criou em toda a historia. É um outdoor simples e com uma mensagem impactante.

Este outdoor, foi criado pela agência londrina Saatchi & Saatchi, em 1979. Ao contrário do que normalmente se pensa, este não era um outdoor de campanha. Meses depois quando começou a campanha, a agência, criou um novo outdoor, no qual acrescentou só uma palavra: “Labour still isn´t working”.

Uma das curiosidades deste outdoor é que as pessoas que nele aparecem são sempre as mesmas, estando repetidas várias vezes.

Depois deste outdoor, a comunicação política nunca mais foi a mesma. Percebeu-se a força do efeito viral. O resto é história.

 

 

 

 

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